segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Exemplo

Vivemos num país onde o certo é ser o esperto. Por isso, temos um grande trabalho pela frente. Ensinar aos nossos filhos e/ou alunos, que ser honesto, falar sempre a verdade, cumprir com os deveres, ser um cidadão de bem não é nenhuma vantagem,  mas sim uma obrigação.
Esquecemos, que muitas vezes as pequenas infrações que cometemos no nosso dia-a-dia, são tão perniciosas quanto grandes atos de corrupção, de mentira ou de violência. Isso porque , nós, que somos pais, devemos dar um bom exemplo para os nossos filhos.
Exemplo, segundo o dicionário: Tudo o que pode ser imitado. / Fato de que se tira ensinamento ou proveito. / Modelo. / Aquilo que serve de lição.

Sendo assim, tudo que fazemos no nosso dia-a-dia é muito importante. Somos modelos e seremos seguidos, tanto nas coisas positivas quanto nas negativas. Podemos escolher que tipo de herança deixaremos para os nossos filhos: um exemplo a ser seguido ou uma vergonha a ser apagada mas nem sempre esquecida? Nossos filhos falarão mentirinhas brancas ( existe mentira boa ou ruim?), colarão nas provas, arrumarão desculpas no trabalho, dirigirão sem carteira de motorista, sonegarão impostos, serão infiéis e etc?????

Que tipo de formação eles têm recebido? Quem serão no futuro?
Pense nisso, antes de falar e de agir. 
O vídeo, no link abaixo, retrata muito bem essa questão do mau exemplo.
http://www.youtube.com/watch?v=KHi2dxSf9hw 
Vale a pena conferir.

Um comentário:

  1. Post excelente! E não é só para os filhos ou alunos que devemos ser exemplos, mas para todos, principalmente os mais jovens. Sem saber, cada um de nós pode servir de modelo para alguém.

    Beijos

    ResponderExcluir