domingo, 19 de fevereiro de 2012

Deixe Que Seus Filhos Se Frustem

O egoísmo em que nossa sociedade está afundada me deixa muitas vezes extremamente irritada e outras profundamente decepcionada.
Cada um só pensa em si mesmo, no que faz bem ao seu próprio mundinho, se esquecendo de que vivemos em comunidade e que ninguém pode ser feliz sozinho.
Precisamos nos lembrar de que nossa liberdade acaba onde começa a do nosso vizinho, do nosso próximo.
Pequenos gestos de delicadeza, palavras amáveis, atitudes de serviço e de solidariedade são coisas cada vez mais raras.
Percebo lidando com pessoas todos os dias,que quando pisam no pé de alguém muitas vezes a reação é desproporcional ao que foi feito.
Os ouvidos estão sempre abertos para uma grande fofoca e a boca para comentar a vida alheia, mas os ombros estão recolhidos para oferecer consolo a alguém que precisa apenas de um abraço.
O tempo se torna escasso e ninguém tem tempo e paciência para oferecer alguns minutos do seu dia para amparar aquele que precisa.
Tudo isso porque todos merecem ser felizes e assim não devem se aborrecer com o problema ou a necessidade do outro.
Creio que tudo que vemos hoje na nossa sociedade é fruto da criação e da educação que as pessoas receberam, dos valores que lhes foram transmitidos e dos exemplos que receberam.
Hoje os filhos não podem ser frustados ou contrariados pois ficariam traumatizados.
Pais tem medo de dizer não, não sabem como o não é libertador e significa proteção.
Fico assustada ao ver crianças crescerem sem frustração e sem limites pois elas tem uma grande chance de se tornarem adultos desse mesmo tipo. Atualmente, temos muitos adultos assim em nossa sociedade, mimados e sem limites, que quando contrariados se envolvem com drogas, causam acidentes de transito, matam, enganam, sonegam, se divorciam, maltratam, brigam e desrespeitam....
Meninas lindas se suicidam porque a vida toda seus pais fizeram tudo que elas queriam e as trataram como princesas sem nunca permitirem que elas experimentassem a proteção do limite e da disciplina. Mas como a vida não é cor de rosa e nem acontece como num conto de fadas, essas meninas encontram seus príncipes, quem nem sempre correspondem as expectativas delas e elas se frustam. E nessa primeira frustração, se lançam do alto de edifícios luxuosos onde moram, terminando assim, precocemente, com uma vida inteira que tinham pela frente.
Crianças mimadas serão os adultos mimados do futuro.Os príncipes e as princesas de hoje, se ninguém permitir  que eles sofram as frustrações que a vida nos impoe ou permitir que eles resolvam seus problemas e sofram as consequências de suas próprias escolhas, serão os adultos inseguros do futuro, egoístas,tiranos, cheios de si, que vemos nos noticiários enganando a sociedade e matando por motivos torpes, apenas porque foram contrariados no transito, no casamento, no emprego, enfim na vida.
Prefiro mil vezes ver um filho meu chorar por algo que ele perdeu, se frustar com alguma coisa que não conseguiu ou que lhe foi negada, sofrer com as consequências de suas escolhas ou de seus atos, do que passar a  vergonha de ter um filho envolvido com algo ilícito ou a tristeza infinita de ter que visitá-lo numa prisão ou no cemitério.
Duras palavras.
Doces palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário