quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus

Esse verso da Bíblia está em Mateus 5:9. Foram palavras de Jesus, palavras lindas, sábias e muito importantes.
Fico pensando na minha vida, pois às vezes quero tanto defender uma idéia ou alguém e passo por cima de muita coisa. Fico irada e tenho acessos de raiva.
Nessas horas, não sou nem um pouco pacificadora, ás vezes até ponho lenha na fogueira.
Esqueço que Jesus valoriza e enfatiza a paz.
Na verdade é Ele quem nos dá a paz.
Ele é manso e humilde e sua vida nos ensina tudo.
Eu quero ser chamada de filha de Deus.
Que Deus me dê a graça de ser uma pacificadora.

sábado, 22 de maio de 2010

O contrato de casamento

Tem uma seguidora do meu blog ( só tenho 2 seguidores, snif snif )  que está me cobrando um texto que vale a pena ser lido. O autor é Stephen Kanitz, e ele trata mais uma vez do casamento.
Fernanda, aqui vai o texto:

Contrato de Casamento 

Na semana passada comemorei trinta anos de casamento. Recebemos dezenas de congratulações de nossos amigos, alguns com o seguinte adendo assustador: "Coisa rara hoje em dia". De fato, 40% de meus amigos de infância já se separaram, e o filme ainda nem terminou. Pelo jeito, estamos nos esquecendo da essência do contrato de casamento, que é a promessa de amar o outro para sempre.
Muitos casais no altar acreditam que estão prometendo amar um ao outro enquanto o casamento durar. Mas isso não é um contrato.
Recentemente, vi um filme em que o mocinho terminava o namoro dizendo "vou sempre amar você", como se fosse um prêmio de consolação. Banalizamos a frase mais importante do casamento. Hoje, promete-se amar o cônjuge até o dia em que alguém mais interessante apareça. "Eu amarei você para sempre" deixou de ser uma promessa social e passou a ser simplesmente uma frase dita para enganar o outro.
Contratos, inclusive os de casamento, são realizados justamente porque o futuro é incerto e imprevisível. Antigamente, os casamentos eram feitos aos 20 anos de idade, depois de uns três anos de namoro. A chance de você encontrar sua alma gêmea nesse curto período de pesquisa era de somente 10%, enquanto 90% das mulheres e homens de sua vida você iria conhecer provavelmente já depois de casado. Estatisticamente, o homem ou a mulher "ideal" para você aparecerá somente, de fato, depois do casamento, não antes. Isso significa que provavelmente seu "verdadeiro amor" estará no grupo que você ainda não conhece, e não no grupinho de cerca de noventa amigos da adolescência, do qual saiu seu par. E aí, o que fazer? Pedir divórcio, separar-se também dos filhos, só porque deu azar? O contrato de casamento foi feito para resolver justamente esse problema. Nunca temos na vida todas as informações necessárias para tomar as decisões corretas.
As promessas e os contratos preenchem essa lacuna, preenchem essa incerteza, sem a qual ficaríamos todos paralisados à espera de mais informação. Quando você promete amar alguém para sempre, está prometendo o seguinte: "Eu sei que nós dois somos jovens e que vamos viver até os 80 anos de idade. Sei que fatalmente encontrarei dezenas de mulheres mais bonitas e mais inteligentes que você ao longo de minha vida e que você encontrará dezenas de homens mais bonitos e mais inteligentes que eu. É justamente por isso que prometo amar você para sempre e abrir mão desde já dessas dezenas de oportunidades conjugais que surgirão em meu futuro. Não quero ficar morrendo de ciúme cada vez que você conversar com um homem sensual nem ficar preocupado com o futuro de nosso relacionamento. Nem você vai querer ficar preocupada cada vez que eu conversar com uma mulher provocante. Prometo amar você para sempre, para que possamos nos casar e viver em harmonia". Homens e mulheres que conheceram alguém "melhor" e acham agora que cometeram enorme erro quando se casaram com o atual cônjuge esqueceram a premissa básica e o espírito do contrato de casamento.
O objetivo do casamento não é escolher o melhor par possível mundo afora, mas construir o melhor relacionamento possível com quem você prometeu amar para sempre. Um dia vocês terão filhos e ao colocá-los na cama dirão a mesma frase: que irão amá-los para sempre. Não conheço pais que pensam em trocar os filhos pelos filhos mais comportados do vizinho. Não conheço filho que aceite, de início, a separação dos pais e, quando estes se separam, não sonhe com a reconciliação da família. Nem conheço filho que queira trocar os pais por outros "melhores". Eles aprendem a conviver com os pais que têm.
Casamento é o compromisso de aprender a resolver as brigas e as rusgas do dia-a-dia de forma construtiva, o que muitos casais não aprendem, e alguns nem tentam aprender. Obviamente, se sua esposa se transformou numa megera ou seu marido num monstro, ou se fizeram propaganda enganosa, a situação muda, e num próximo artigo falarei sobre esse assunto. Para aqueles que querem ter vantagem em tudo na vida, talvez a saída seja postergar o casamento até os 80 anos. Aí, você terá certeza de tudo.

Editora Abril, Revista Veja, edição 1873, ano 37, nº 39, 29 de setembro de 2004, página 22

Não é um texto maravilhoso e inspirador??

Dermatologista

Alguém já precisou de marcar um dermatologista com urgência??
Eu precisei uma vez e liguei para quase toda lista da Unimed e a resposta que recebi foi: Não estamos agendando para pacientes novos ou só tem horário para o dia tal ( Algumas vezes 4 meses do dia em que liguei).
Na ocasião, eu me virei perguntando às pessoas se alguém tinha alguma idéia de como resolver o meu problema....e depois de muito tempo consegui um horário.
Por isso, sempre tive um pouco de preguiça de dermatologista.


Agora, encontrei uma que te atende o quanto antes possível e de uma maneira especial.
Tem um consultório lindo, aconchegante e confortável, o que demonstra a preocupação em fazer o paciente se sentir bem e reflete a personalidade da médica.
Lá está tudo de mais moderno que existe.
A doutora é linda... parece uma princesa... delicada...gentil...atenta ....
enfim, transmite uma sensação maravilhosa e muita confiança a quem está fazendo a consulta.
É competente, inteligente e estudiosa.
Além disso tudo é uma pessoa abençoada por Deus e generosa.
Precisa dizer mais alguma coisa???
Ah, precisa sim, o nome dela é:
Dra. Dayse Ávila.
Seu consultório fica na Rua Kepler, 367 no bairro Santa Lúcia, em Belo Horizonte.
Telefone: 3297 79 40
http://www.daysedavila.com.br/#
(dá uma olhadinha no site, que embora ainda em construção, já dá para se ter uma ideia. Clique embaixo à direita em conhecer a clínica.)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cruzeiro é o melhor time brasileiro do século 20.

Atleticano é doido para um dia jogar a Libertadores da América. Eles que sonhem... apesar de que nem em sonho isso vai acontecer.
Ontem o meu timão saiu da competição. Acredito que até para o São Paulo, ganhar o jogo daquele jeito não teve graça.
Um time em total desvantagem, com um jogador a menos desde o início do jogo. Muito sem graça.
No ano passado derrotamos o São Paulo nessa etapa e esse ano fomos derrotados por esse grande time. Tudo bem, no ano que vem com certeza estaremos lá de novo.
Pior é o time cor de rosa que ficou o campeonato brasileiro todo no ano passado se achando o máximo e no último dia do campeonato o Cruzeiro pegou a vaga para a Libertadores e o Atlético nada.
Eu tenho muita dó dos atleticanos, afinal não ganham nada há muito tempo.
Por isso podem soltar os foguetes para o São Paulo mesmo... Pois os atleticanos sempre têm que escolher para qual time vão torcer, já que o time deles nunca chega lá.....
Campeonato Mineiro???  É o máximo que conseguem.
Vejam o meu time:
Segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), o Cruzeiro é o melhor time brasileiro do século 20. O ranking elaborado pela entidade considera os jogos internacionais ao longo do século passado. Dono de sete copas sul-americanas no período, a Raposa somou 295,5 pontos e ocupa o sétimo lugar da lista, da qual o Peñarol é líder, com 531.






Quem é que manda? 1 parte

Fico indignada ao ver o quanto as crianças têm mandado nos seus pais.
Eu vejo isso todos os dias.
Os pais precisam estar no controle, os filhos devem entender quem é que manda.
Criança não tem maturidade, nem qualquer condição emocional de decidir o que deve ou não fazer.
Certa vez escutei de um pai: eu nunca digo não para minha filha.
Prá falar a verdade quase desmaiei... Como ele, um adulto, nunca diz não para uma criança?? que tipo de filha ele está criando? ou será que é a filha que o cria?
Tem uma lei muito interessante e que atinge a todos nós: a lei da semeadura e da colheita.
Como colher coisas boas e doces se plantamos coisas amargas e insosas?
Como colher obediência e respeito se plantamos sementes de rebeldia, deixando eles fazerem o que querem?
É muito fácil perceber uma criança bem educada, basta ver se seus pais lhe dão limites.
Olha eu falando de novo de limites....
É muito fácil perceber aquelas crianças que estão no comando e aquelas que estão sendo conduzidas.
Não tem nada melhor do que colher frutos de um trabalho, muitas vezes penoso, muitas vezes difícil, mas que ao final dá um resultado para toda vida.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Minha nova mania: cupcakes

Na semana passada resolvi fazer cupcakes!!!
Depois de um longo tempo sem me aventurar na cozinha fiz uns lindos bolinhos de cenoura, maça verde, nozes e coco e também de chocolate.
Ficaram deliciosos.
Eu confeitei e eles ficaram lindinhos, até tirei umas fotos para provar o que estou dizendo.

sábado, 8 de maio de 2010

Minha mãe

Minha mãe é uma mulher a frente de seu tempo.
Uma guerreira que saiu de Uberlândia para estudar em BH e fazer faculdade de Química na UFMG, numa época em que a maioria das mulheres faziam no máximo o Ensino Médio.
Uma mulher com visão de futuro, que soube criar seus filhos com muita dedicação e exemplo.
Uma vovó muito diferente: quando vc pensa que ela vai viajar com os netos, não pense em uma fazenda ou um lugar pacato, pode pensar em Hong Kong, Miami, Paris e New York, pois foi onde ela levou seus netos para passearem nos 2 últimos anos... Não pensem numa vovó fazendo bolinhos ou tricô ( nada contra isso) mas numa vovó atleta, que tem hoje os melhores tempos do mundo em natação na sua faixa etária.Não imaginem uma vovó com roupinha de vovó, mas numa mulher esbelta, quase sempre de maiô e roupas esportivas e alegres, com muita saúde e vigor,
Minha mãe é uma mulher linda, inteligente, dedicada, disciplinada, teimosa, informada, de caráter, caridosa, generosa, habilidosa, honesta, saudável, vigorosa e vitoriosa....
Tenho muito orgulho de ser filha dela.
Desejo que ela seja cada dia:
mais feliz,
mais tranquila,
mais positiva,
mais paciente,
mais descontraída,
mais saudável,
mais relax...
Também desejo que ela sempre se lembre dos momentos maravilhosos que já vivemos em família e que ainda vamos viver e que apague da memória tudo aquilo que traz desconforto, dor ou tristeza.

Mãe,
Que seus sonhos se realizem e que você tenha cada dia mais sonhos é o meu desejo para você todos os dias, minha mãe querida.
Te amo e te agradeço por tudo que você fez e faz por mim. Você faz muita diferença na minha vida.
Não tem nenhum dia na minha vida em que eu me levante e não me lembre de você logo de manhã.

Deus, obrigada por ter me dado uma mãe tão especial.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Meu pai e meus ex-colegas do Colégio Pitágoras

Nessa semana tenho pensado muito no meu pai. Amanhã, dia 5 de maio, ele faria 72 anos. Quantas saudades!!!
Gostaria de escrever hoje como uma maneira de matar as saudades, de relembrar coisas boas, bons momentos....
Há 2 meses atrás tive o privilégio de organizar um encontro de ex-alunos do Colegio Pitágoras. Na verdade foi um reencontro de colegas que não se viam há quase 30 anos.
Foi maravilhoso e emocionante ( falarei sobre esse encontro depois) e alguns colegas me falaram sobre o quanto o meu pai foi importante na vida deles e o quanto eles se lembravam dele. Outros me enviaram  um e-mail  relatando isso. Copio aqui alguns trechos de e-mails que recebi:
“Maria Luiza, fico feliz ao vê-la madura, exercendo a liderança que certamente você herdou de seu pai.
Gostaria de te falar da profunda gratidão que tenho por ele.
Várias são as lembranças, mas 2 são especiais.
A primeira, a sua capacidade em acreditar e permitir que nosso lado criativo fosse expresso, no grêmio, nas peças de teatro (ele arrumou o auditório só para as nossas peças!), nas apresentações de trabalho musicais, nas olimpíadas e toda a confusão das torcidas.
Proibir por proibir é fácil, mas permitir e autorizar, confiando no nosso potencial é educar.
A segunda foi o muito que aprendi com ele nas negociações como representante de turma. Sempre ouvia primeiro e estimulava o debate, desafiando a nossa capacidade de argumentar e defender idéias.
Levei este aprendizado para a minha vida pessoal e profissional, na formação de residentes e na educação de meus filhos.
E é claro, ele apostou no nosso potencial. Parece que valeu a pena.”

Débora Simões Félix
“Gostaria de te falar também sobre seu pai.
Sempre que falo sobre escola com amigas e parentes, cito o nome do seu pai.
Muitas escolas hoje em dia estão sem rumo, falta a elas uma pessoa como seu pai.
Nós sabíamos até onde podíamos ir, tínhamos um limite, porque seu pai sempre foi muito correto e coerente em suas atitudes.”
Juliana Matos
“Maria Luiza, quanto vejo você e me recordo de seu pai, vejo como uma boa escola, como o Pitágoras, é importante na formação das pessoas.
Vejam esta turma. Homens e mulheres da mais alta formação. Inteligentes, elegantes, líderes de seus segmentos de negócios, profissionais competentes, pessoas éticas e de bom humor.
Algumas pessoas tem medo do passado. Outras querem modificá-lo, como se isto pudesse mudar as suas vidas e talvez ocasionasse um provável fututo melhor.
Não quero nenhuma coisa, nem outra.
Meu passado com vocês foi ótimo. O futuro em companhia de vocês só poderá ser melhor.
Parabéns a todos.”

Heráclito Miranda.
Esses colegas encheram meu coração de alegria e orgulho ao relatarem parte de suas lembranças. Uma colega me telefonou e disse que o que meu pai tinha feito por ela tinha sido muito importante na vida dela e que ela  nunca irira se esquecer. Foi quando ela se submeteu a uma cirurgia delicada e recebeu do papai toda assistência, atenção e carinho para vencer aquela situação. Eu nem sabia que isso tinha acontecido da maneira como ela me relatou.
Meu colega, Fernando Vignolli, hoje um artista plástico consagrado, também foi um dos que me falou sobre o meu pai. Ele me disse que meu pai foi um dos seus maiores incentivadores, valorizando sua arte e suas habilidades, além de criar oportunidades para que o Fernando mostrasse seu trabalho. Na dedicatória que Fernando fez para mim em seu livro, ele agradece a minha família pelo apoio. Na verdade, eu sei que ele queria agradecer ao meu pai.
Esses colegas queridos demonstraram gratidão e quem lê meu blog, sabe o quanto eu valorizo essa virtude.
Gratidão é tudo de bom nessa vida.
Para os meus colegas eu digo: obrigada por me proporcionarem momentos tão emocionantes, compartilhando comigo sua gratidão ao meu pai.

sábado, 1 de maio de 2010

Doação de orgãos

Só quando se perde alguém querido por morte encefálica é que nos deparamos com uma questão tão delicada e importante como a doação de orgãos.
Aprendi que esse é um assunto que deve ser discutido em vida,
deve-se falar sobre isso com os seus familiares e seus amigos para que se algum dia eles tiverem que lidar com essa situação tão dolorosa, eles possam decidir sem culpa e sem medo.
Eu sou doadora.
Se eu tiver morte cerebral podem doar tudo.
Penso em quantas pessoas podem ser ajudadas e podem obter a cura através da doação.
Esse tema é triste, delicado mas real e deve ser encarado.
Pensem sobre isso e falem sobre isso.