sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Limites

Porque tantos pais têm medo de colocar limites em seus filhos?
Limite é sinônimo de carinho, de proteção, de amor, enfim só se protege quem a gente ama.
Por que se um filho está perto de cair num buraco, os pais gritam, fazem sinais e assim com certeza evitam que seus filhos caiam e se machuquem?
Mas quando uma criança quer um doce na hora imprópria, quer um brinquedo, joga comida no chão e não obedece, os pais ficam parados, não sabem que atitude tomar. Parece que ficam paralisados...Como dizer um não para aquele ser tão lindo, tão pequenininho né?
Pois é assim que se formam os futuros monstrinhos... os pequenos tiranos que não saberão o que fazer na vida pois serão crianças inseguras e consequentemente adultos com baixa auto estima, sem autonomia e que não saberão lidar com a frustação e com as dificuldades que a vida certamente apresentará para eles.
Ao olharmos para as janelas de alguns prédios podemos perceber em quais apartamentos moram crianças. Basta verificar em quais janelas encontramos redes de proteção. As redes são os limites colocados pelos pais para proteção de seus filhos. Ninguém fica em dúvida se deve ou não colocar as redes e nem pergunta para a criança se ela quer ou não a rede na janela. O fato é que as redes são necessárias e são colocadas porque os pais se preocupam e amam seus filhos. Disso ninguém duvida ao ver as redes.
Mas porque será que, falar não, estabelecer regras, punir quando necessário, gera tantas dúvidas? Será que meu filho ficará traumatizado? Não posso contrariá-lo, ele vai sofrer... Será???
Algumas regras não são negociáveis. Obedecer é uma delas. Os pais é que devem estar no controle, são eles que sabem o que é melhor para seus filhos.
Toda criança testa os pais, sabe por que? Porque querem ver se os limites estão ali para protegê-las, se de fato estão sendo cuidadas e amadas.
Dizer só sim é muito perigoso, quando dizemos não,
é porque estamos cuidando e protegendo.
Os pais devem ensinar seus filhos, desde cedo, a obedecer, a se comportar e a respeitar combinados e normas.
A vida é dura mesmo... Chorar vai fazer parte dela, receber um não também.
Uma criança dando birra é a vergonha de qualquer pai e mãe.
Vale a pena repensar... Dizer não hoje, para no futuro colher os frutos de uma educação cidadã e ética

Um comentário:

  1. Luiza!
    Esse conselho veio na hora certa! Tem horas que vc pensa se está fazendo as coisas certas como mãe. É bom ouvir de quem já passou por isso e que tem experiências para compartilhar e ensinar.
    Thanks!
    Bjo

    ResponderExcluir